sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Reunião realizada em 23/07/14, entre a Escola e Departamento de Educação Especial

Nesta reunião foram abordadas as dúvidas dos Profissionais que atuam na Escola com relação ao novo formato de atendimento devido a Legislação vigente.




Pedagoga e Reeducadora Visual Emília Bernardi
Emília Bernardi foi quem fez a apresentação das dúvidas levantadas pelos profissionais da escola. 
Todos participaram e aguardaram com grande expectativa as respostas dos representantes da Secretaria Municipal de Educação.
Profissionais da Escola e Equipe da SMED
A Secretaria Municipal de Educação, por sua vez, esclareceu algumas dúvidas e, aquelas que não foram esclarecidas no momento foram encaminhadas, por Ofício, à SMED para posterior análise e retorno.
A Diretora do Departamento de Educação Especial fez alguns esclarecimento junto com a Equipe


Questões a esclarecer pela mantenedora: PMA, a SMED, DEE e o coletivo da escola,  opte por denominar-se : ESCOLA BÁSICA  EF NA MOD. DA EDUC. ESPECIAL
1)     A mantenedora no caso a Prefeitura Municipal de Araucária  manteria a infraestrutura  atual?
2)     Ampliaria a estrutura, já que a demanda aumentaria, no caso de dupla função?
3)     Ofereceria dois currículos - o do Ensino Fundamental e do  Atendimento Educacional Especializado no mesmo espaço em turnos diferentes?
4)     Seria escola em tempo integral?
5)     A matricula de alunos do Ensino Regular, sem deficiência intelectual, poderiam também ter direito a matricula no turno da escola do ensino fundamental?
6)     Essa escola atenderia somente alunos com laudo neurológico, comprovando o diagnóstico de deficiência intelectual?
7)     Seguiria as diretrizes amparadas pela legislação estadual ou municipal?
8)     Como organizar e regularizar  a documentação escolar ?
9)     Poderíamos denominar Escola Municipal de Ensino Fundamental na Modalidade de Educação Especial?
10) Nesse processo atenderíamos alunos de zero à “quantos” anos?


Caso opte por denominar:  CENTRO MUNICIPAL  DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – ÁREA INTELECTUAL

1)     A  mantenedora no caso a PMA  manteria a infraestrutura  atual?
2)     Ampliaria a estrutura já que a demanda aumentaria no caso de estar atuando como AEE e também apoio pedagógico nos CMEI’s e Escolares Regulares?
3)     Manteria as equipes de saúde especial e assistente social atuando junto com a equipe pedagógica/administrativa? Ou seja, manteria a equipe interdisciplinar?
4)     Quanto ao trabalho conjunto com o ensino regular,  no caso dos alunos que frequentam os dois sistemas, como organizar o trabalho do AEE no centro e do acompanhamento no ensino regular?
5)     Como ficaria a matricula dos alunos de alta complexidade, a nível de deficiência intelectual, bem como com seu estado de saúde fragilizado   (turmas fixas),  já que  para frequentar o centro o aluno deverá estar vinculado em primeiro lugar no ensino regular e depois no centro de AEE?
6)     Como que o Ensino Fundamental, organizar-se-á para receber a matrícula destes alunos que não acompanharão no mesmo tempo e intensidade o currículo do Ensino Regular proposto?
7)     Para atuar no Centro de AEE serão necessários professores especializados? Se forem professores especializados, estes terão garantidos os seus direitos do Plano de Carreira Vigente, por estarem atuando em Centro e não em escola?
8)     Nesse processo atenderíamos alunos de “0” à “quantos” anos?
9)     Qual seria  nosso público alvo?
Araucária, 23/07/2014

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