Pedagoga e Reeducadora Visual Emília Bernardi |
Todos participaram e aguardaram com grande expectativa as respostas dos representantes da Secretaria Municipal de Educação.
Profissionais da Escola e Equipe da SMED |
A Diretora do Departamento de Educação Especial fez alguns esclarecimento junto com a Equipe |
Questões a esclarecer pela mantenedora:
PMA, a SMED, DEE e o coletivo da escola,
opte por denominar-se : ESCOLA BÁSICA
EF NA MOD. DA EDUC. ESPECIAL
1) A mantenedora no caso a Prefeitura Municipal de
Araucária manteria a infraestrutura atual?
2) Ampliaria a estrutura, já que a demanda aumentaria,
no caso de dupla função?
3) Ofereceria dois currículos - o do Ensino Fundamental
e do Atendimento Educacional
Especializado no mesmo espaço em turnos diferentes?
4) Seria escola em tempo integral?
5) A matricula de alunos do Ensino Regular, sem
deficiência intelectual, poderiam também ter direito a matricula no turno da
escola do ensino fundamental?
6) Essa escola atenderia somente alunos com laudo
neurológico, comprovando o diagnóstico de deficiência intelectual?
7) Seguiria as diretrizes amparadas pela legislação
estadual ou municipal?
8) Como organizar e regularizar a documentação escolar ?
9) Poderíamos denominar Escola Municipal de Ensino
Fundamental na Modalidade de Educação Especial?
10) Nesse processo atenderíamos alunos de zero à
“quantos” anos?
Caso opte por denominar: CENTRO
MUNICIPAL DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO – ÁREA INTELECTUAL
1) A mantenedora
no caso a PMA manteria a
infraestrutura atual?
2) Ampliaria a estrutura já que a demanda aumentaria no
caso de estar atuando como AEE e também apoio pedagógico nos CMEI’s e Escolares
Regulares?
3) Manteria as equipes de saúde especial e assistente
social atuando junto com a equipe pedagógica/administrativa? Ou seja, manteria
a equipe interdisciplinar?
4) Quanto ao trabalho conjunto com o ensino
regular, no caso dos alunos que
frequentam os dois sistemas, como organizar o trabalho do AEE no centro e do
acompanhamento no ensino regular?
5) Como ficaria a matricula dos alunos de alta
complexidade, a nível de deficiência intelectual, bem como com seu estado de
saúde fragilizado (turmas fixas), já que
para frequentar o centro o aluno deverá estar vinculado em primeiro
lugar no ensino regular e depois no centro de AEE?
6) Como que o Ensino Fundamental, organizar-se-á para
receber a matrícula destes alunos que não acompanharão no mesmo tempo e
intensidade o currículo do Ensino Regular proposto?
7) Para atuar no Centro de AEE serão necessários
professores especializados? Se forem professores especializados, estes terão
garantidos os seus direitos do Plano de Carreira Vigente, por estarem atuando
em Centro e não em escola?
8) Nesse processo atenderíamos alunos de “0” à “quantos” anos?
9) Qual seria
nosso público alvo?
Araucária, 23/07/2014
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